terça-feira, 31 de maio de 2011

Como: Instalar o ArcSDE numa máquina remota ao servidor RDBMS do Oracle

Software:      ArcSDE 8.2, 8.3, 9.0, 9.1, 9.2, 9.2, 9.3, 9.3.1 e 10.0
Plataforma:   N/A

Resumo
Às vezes é necessário instalar o ArcSDE numa máquina diferente da máquina onde a instância do Oracle está instalada. Embora este procedimento seja possível, é geralmente recomendado que o ArcSDE esteja no mesmo servidor do RDBMS Oracle. As instruções fornecidas abaixo, descrevem como instalar o ArcSDE em uma máquina e manter o RDMS Oracle em outra.

Procedimento
1.    Certifique-se de que o Oracle esteja instalado e rodando no servidor.

2.    Instale o Oracle Net Software no Servidor onde o ArcSDE está instalado. Certifique-se que o SQL irá operar o servidor de dados Oracle a partir desta máquina remota.

Como o ArcSDE está em uma maquina diferente do Oracle, o ArcSDE é na verdade um cliente do Oracle, e irá usar um software de comunicação Oracle Net.

3.    Realize a pré-instalação dos requisitos, como descrito no guia de instalação do ArcSDE.
O ArcSDE Installation Guide pode ser encontrado no CD de instalação como um documento HTML.

4.    Instale o ArcSDE, seguindo o guia de instalação.

5.    Realize o post installation do ArcSDE, conforme o guia de instalação.

Quando estiver no Wizard do Post Installation, use o Oracle Net Service Name criado com o Oracle Client em todos os locais onde o Wizard solicitar o Net Service Name.

Se a criação do repositório de tabelas do post installation for através do comando sdesetup pode ser necessário uma senha -p da seguinte forma: password@Oracle_net_service_name

6.    No Windows:

Será necessário um passo adicional. Você deve criar um serviço no Windows.

Use o comando sdeservice -o create para criar um serviço do windows pois o Install Wizard não foi desenvolvido para criar um serviço para o ArcSDE que esteja em uma máquina remota ao servidor de dados RDBMS. No prompt de comando, insira: sdeservice -h para obter informações sobre a sintaxe do comando ou consulte o guia ArcSDE Developer.

No setup do ArcSDE 8.x não use a opção –d do sdeservice para não criar uma dependência. Não é possível que um serviço do windows tenha uma dependência de um serviço que esteja num servidor remoto.

No setup do ArcSDE 9.0, a opção –d para o comando sdeservice é necessária e você deve inserir o nome da instância do Oracle (SID). Entretanto, como não é possível para um serviço do windows ter uma dependência de um serviço que está num servidor remoto, você irá precisar adicionar na sintaxe do sdeservice o parâmetro –n para recusar a dependência.

Exemplo: sdeservice -o create -p sdepasswd -d ORACLE9I,ORCL -n -i esri_sde

7.    Para o Oracle conectar uma instância remota, o Oracle tem que definir uma variável de ambiente para identificar a instância remota do Oracle através de um net service name.
Se o servidor ArcSDE estiver no Windows, configure a variável LOCAL para o Oracle net service name no arquivo SDEHOME\etc\dbinit.sde;

set LOCAL=netservicename.

O arquivo dbinit.sde deverá ter a configuração LOCAL adicionada após o serviço do ArcSDE ter sido criado com o comando sdeservice. Se o serviço do ArcSDE for criado após o arquivo dbinit.sde ter sido atualizado, ele irá sobrepor a configuração com o ORACLE_SID. O arquivo SDEHOME/etc/dbinit.sde não deve conter a seguinte linha - set ORACLE_SID=SID.

Se o servidor ArcSDE está no UNIX, configure o TWO_TASK para o Oracle net service name. A variável ORACLE_HOME também deve estar configurada.
TWO_TASK e LOCAL são variáveis de ambiente do Oracle. Consulte a documentação do Oracle para mais informações.

A variável TNS_ADMIN deve estar configurada se o local default do arquivo tnsnames.ora não for usado.

Se você receber erros de conexão do Oracle, verifique se a variável TNS_ADMIN foi configurada, e para onde ela está apontando. Configure a variável TNS_ADMIN para ver se ela resolve o problema. Verifique o arquivo tnsnames.ora para correção. Verifique se a variável ORACLE_HOME foi configurada.

Quando o servidor do ArcSDE estiver iniciado, o processo giomgr irá ler as configurações da variável no arquivo $SDEHOME/etc/dbinit.sde. Essas variáveis configuradas sobrepõem as variáveis definidas nos arquivos .cshrc ou .profile. O papel do arquivo dbinit.sde é mais detalhado no livro Managing ArcSDE Services.

8.    Inicie o ArcSDE, conforme o guia de instalação.

Informações Relacionadas

Criado em: 24/3/2007
Modificado em: 31/05/2011
fonte: http://www.support.esri.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário